segunda-feira, maio 14, 2007

Um resumido balanço da visita de Bento 16

Nesse fim de semana, quem foi a São Paulo e não viu Bento 16 era a mesma coisa de ir a Roma e não ver o papa. Sorridente e simpático, Bento 16 chegou ao País com a intenção de não somente resgatar os fiéis que deixaram a Igreja Católica nos últimos anos, mas acima de tudo abrir a 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, que vai decidir os próximos passos da Igreja Católica na América Latina e, talvez, no mundo.

Bento 16 falou sobre o aborto, a fidelidade do casamento, o uso de anticoncepcionais e também de fé, que, segundo ele, seria mais importante do que a ideologia política. O papa comportou-se como um pop star e levou milhões de fiéis ao seu encontro. Bento 16 estava tão seguro e ao mesmo tempo tão “brasileiro” que, por um gesto de carinho e de respeito com o povo brasileiro, dispensou a janela blindada do papa-móvel por várias vezes e apareceu para saudar a população muito mais do que o previsto.

O papa elogiou o Brasil e admitiu que João Paulo 2º estava certo quando falava sobre a hospitalidade do povo brasileiro. Afinal, segundo um pré-levantamento feito pela organização da visita de Bento 16 ao Brasil, mais de 2 milhões de pessoas acompanharam o pontífice no País – sem contar com àquelas que não desgrudaram nenhum minuto da televisão, da Internet, do rádio e do jornal.

O momento mais esperado da visita de Bento 16 no Brasil foi a abertura da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, que terá como missão, até o dia 31 deste mês, definir o rumo da Igreja Católica na América Latina e, consequentemente, no mundo. Já que o papa afirmou que o futuro da Igreja Católica está na América Latina, onde concentra-se cerca de 50% dos católicos de todo o mundo.

Depois da visita de Bento 16, será impossível o governo não discutir a legalidade do aborto – do qual concordo com o papa e sou fielmente contra -, no entanto, creio que essa discussão precisa contar com a opinião da população brasileira, pois trata-se de tirar a vida de um ser humano e questão de saúde pública. Penso que a posição do papa deverá influenciar totalmente nas decisões a serem tomadas sobre o assunto daqui para frente.

O papa Bento 16 deixou o Brasil emocionado, dizendo que guardará para sempre o que viu por aqui, e prometeu voltar – claro, sem previsão de data. Mas deixou claro sua mensagem de paz (com um português praticamente impecável para um alemão) e quebrou todo o preconceito a seu respeito, mostrando-se carinhoso, amável e muito saudável.

Nenhum comentário: