quarta-feira, maio 09, 2007

A Internet como uma nova mídia

Está cada vez mais claro que o avanço da tecnologia é veloz e traz muitos benefícios. Afinal, se não fosse a Internet jamais você estaria lendo esse artigo e muito menos acessando dados sobre a visita do Papa ao Brasil. No entanto, a Internet – talvez a maior revolução tecnológica do século passado – pode se expandir muito mais do que pensamos.

Por meio dela, é possível acessar diversas informações de maneiras completamente distintas. É inquestionável a afirmação de que a Internet é uma nova mídia e pode ser que num futuro próximo seja a única. Essa tecnologia, com um espaço infinito, - chamo assim, pois a todo segundo novas informações estão sendo colocadas à disposição dos usuários e não existe um tamanho limitado para isso -, é o única que consegue unir todas as formas de comunicação já inventadas em único lugar: áudio, vídeo, texto e imagens.

Por isso, acredito que seja difícil ainda definir o que é essa nova mídia e como podemos classificá-la. Por enquanto, sabemos que ela é uma ferramenta que muda drasticamente e instantaneamente, dificultando assim avalia-la. No momento em que falamos sobre ela, as informações que estão sendo ditas - que pensamos estar atualizadas –, muitas vezes, estão totalmente desatualizadas e sem contexto.

Ainda acredito que a Internet poderá ser a única mídia existente, pois a união das mais variadas formas de comunicação – já citadas neste texto – podem ser observadas e estudadas à vontade. Basta acessar qualquer portal e elas estão lá.

Nenhum comentário: