quarta-feira, maio 16, 2007

A luta contra o aquecimento global

“Primeiro, quero me desculpar com os meus leitores por não ter atualizado o blog ontem. Mas aqui estou de novo.”

O aquecimento global tomou proporções tão grandes que, a partir de agora, artistas como Madonna e Bon Jovi decidiram participar do maior evento de músicas já realizado à favor da Terra, o “Live Earth”. E, claro, o Brasil será um dos países a sediar o acontecimento, que reunirá os maiores nomes da música Pop.

No entanto, se você espera ver Madonna e Bon Jovi na praia de Copacabana, no dia 7 de julho, pode esquecer. Eles participarão do concerto, mas em Londres e não no Brasil. O evento vai reunir sete shows, ao mesmo tempo, por 24 horas, em oito locais diferentes, com a participação de mais de 100 artistas – algumas fontes chegaram a informar que aproximadamente 140 já confirmaram presença.

Porém, os brasileiros podem comemorar, pois somente aqui será possível assistir aos shows sem pagar nada, ao contrário das outras apresentações. Ainda não saiu a lista oficial dos artistas que passarão por aqui, mas já especula-se a participação de cantoras da mais alta categoria como Tina Turner e Jenifer Lopez – ambas foram convidadas a participar do “Live Earth”.

A causa tem seu lado nobre, mas, por outro lado, não deixa de ser uma grade publicidade. O idealizador do evento é o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore. Apesar de sua persistência ao afirmar que o “Live Earth” será um evento onde os maiores artistas da atualidade estarão unidos contra o aquecimento global e negar uma futura candidatura à presidência dos Estados Unidos, Gore ainda deixa uma leve impressão de que futuramente o veremos novamente disputando as eleições presidenciais.

Mesmo ainda sem a confirmação concreta dos artistas que participarão do “Live Earth”, o projeto já foi criticado por Bob Geldof, organizador do “Live Aid” e “Live 8”, ambos para conscientizar sobre a fome na África. Segundo Geldof, o aquecimento global já está sendo debatido no mundo inteiro, ao contrário da fome na África, onde a maioria da população mundial não está consciente dos problemas que o país enfrenta dia após dia.

Geldof tem sua razão em afirmar que ultimamente discute-se menos sobre a fome na África do que sobre o aquecimento global. No entanto, todos os projetos são importantíssimos e devem ser divulgados da mesma maneira. A população mundial tem a necessidade de estar atenta aos problemas que afetam diretamente a vida das pessoas ou que poderão afetar futuramente. O problema não é isolado e sim de todos. Assim, acredito que vale tudo para conscientizar a população de todas as dificuldades enfrentadas pelo o nosso planeta.

Nenhum comentário: