sexta-feira, maio 04, 2007

"Rei" sempre


Admito que desde criança sou fã do cantor e compositor Roberto Carlos, considerado pela imprensa e sua legião de fãs como “rei” da música brasileira. Talvez essa minha simpatia pelo cantor tenha sido influência de minha mãe, que até hoje guarda - a sete chaves - os discos de vinil do cantor desde os tempos em que RC usava cabelos curtos e cantava rock, que era predominado pela música norte-americana.

O que é preciso para ser considerado um “rei” da música brasileira? A carreira de RC justifica tudo. Mesmo depois de mais de cinco décadas de carreira, ele ainda continua sendo o maior cantor na vendagem de discos na história da música brasileira. No total, RC vendeu quase 80 milhões de discos – uma quantidade grande, já que a maior parte foi vendida no Brasil.

No entanto, me pergunto: “será que um livro pode destruir uma carreira como a de Roberto Carlos?”. Creio que não, principalmente se o livro for escrito por alguém que se declara fã incondicional de seu artista.

No caso de “Roberto Carlos em Detalhes”, escrito pelo jornalista Paulo César de Araújo, RC entrou com uma ação judicial contra Araújo pedindo para serem recolhidos todos os livros das prateleiras. O cantor considerou a obra mentirosa e de “muita má fé”.

Na verdade, não sei se esse realmente foi o motivo que levou RC a ficar irritado com a obra. Mas penso que a decisão de partir para o judicial não foi a melhor. Claro que ninguém gostaria de ver uma história sua – mentirosa ou não – sendo divulgada sem prévia autorização. Entretanto, para RC, que tem uma carreira sólida e ativa, não faria a mínima diferença no histórico de sua carreira um livro biográfico.

Na minha concepção, quem é fã sempre defenderá o seu ídolo da forma como o conhece e, no caso de RC, seria milhares ou até milhões contra um. No entanto, é um direito do cantor não ter sua vida escancarada para o mundo.

Mesmo considerando uma atitude imatura de RC, continuo fã dele do mesmo jeito. Assim, não importa se ele agiu certo ou errado, pois sabe-se que ele continuará sendo o quase "mito" na história da música brasileira.

Nenhum comentário: