sexta-feira, maio 11, 2007

O Papa que ninguém esperou

Após praticamente dez anos desde a última visita de um Papa no Brasil, Bento 16 pisa em território brasileiro e se comporta como ninguém esperava: carismático e simples. A figura desenhada, muitas vezes pela imprensa, era de um Papa sério, tímido e rígido em relação às doutrinas da Igreja Católica.

Mas esse aspecto logo se quebrou depois que Bento 16 fugiu do protocolo, aparecendo seis vezes na sacada do Mosteiro de São Bento – lembrando que não estavam programadas tais aparições.

Não há dúvidas de que Bento 16 é muito mais conservador do que João Paulo 2º. No entanto, aos poucos e a cada dia que passa durante sua estadia no Brasil, mostra-se uma figura simples e carinhosa com o povo brasileiro.

Talvez Bento 16 tenha sentido o clima e calor – apesar do frio intenso desde a última quarta-feira (9) - do povo brasileiro, que traz como cultura a sua hospitalidade e sua simplicidade seja qual for o visitante sua nacionalidade – tirando Geoge W. Bush (pai e filho). Essa é uma característica típica de uma população unida e que se fortalece a cada instante.

O carisma dos últimos dias tem atraído cada vez mais um número maior de fiéis e de religiosos em busca de uma benção de Bento 16 – mesmo que muito rápido – na frente do Mosteiro de São Bento ou mesmo durante um percurso pelas ruas de São Paulo. Suas aparições inesperadas têm confirmado o ditado de que “toda regra tem sua exceção”.

Nenhum comentário: