sexta-feira, julho 06, 2007

Escolhas para o bem

Ao acorrentar o filho de 17 anos, dona “Maria” (nome fictício) pensou que seria a atitude mais correta e racional para evitar que o seu filho não venha a ser alvo das submetralhadoras dos traficantes de drogas ilícitas.

Essa foi a atitude tomada pela mãe de um adolescente em Feira de Santana, na Bahia, pensando que poderia proteger o seu filho de traficantes que supostamente teriam o ameaçado de morte por causa de uma dívida de R$ 100. Foi uma escolha de dona “Maria”, mesmo não sabendo qual efeito poderia provocar.

Logicamente não é o caminho ideal a ser adotado para tentar corrigir algum tipo de falha que ocorreu durante a educação cultural e moral desse adolescente. Mas também não é justo que o sistema de educação deste país permita que jovens tenham acesso a drogas ilícitas com mais facilidade a oportunidades que possam garantir um futuro melhor.

Por outro lado, também é dever da família conduzir esses jovens a escolherem como agir eticamente dentro de uma sociedade que é dividida por dois caminhos: o do bem e o do mal. Não tenho dúvidas de que “escolha” é a palavra-chave e essencial para que possamos viver civilizadamente neste mundo.

Independente se governo age como deveria ou não. Viver numa sociedade moderna, ou seja, num país livre e democrático, nos possibilita a fazermos escolhas. E acredito que todos têm essa oportunidade, mesmo não prevendo se o resultado será positivo ou negativo.

Nem sempre as escolhas certas são as que agradam, mas, às vezes, tornam-se necessárias se não desejar optar pelas erradas. Ninguém é vítima do cotidiano, pois existem escolhas a serem feitas. Mas como nem sempre o resultado é prazeroso, busca-se um culpado.

Se o governo não cumpre o que promete, é a população que opta se quer ficar calada ou movimentar-se para exigir mudanças. É preciso que as pessoas tenham acesso à educação como é necessário que entendam que os acontecimentos são resultados de escolhas. Só assim será possível viver dignamente numa sociedade sem vítimas.

Nenhum comentário: