quarta-feira, julho 18, 2007

A cobertura de uma tragédia

OBS: O texto de hoje nada vai ser diferente do que foi publicado na Rede, pois é inevitável não opinar sobre.

Ontem, por volta das 19h, o maior canal de notícias do mundo, CNN, interrompe sua programação internacional e destaca o Brasil como noticiário especial. Mas nada tinha haver com o Pan-Americano, infelizmente. A transmissão exibia a cena de uma tragédia - o maior acidente aéreo da história do País -, que já tinha sido prevista por muitos especialistas há pelo menos dez anos.

Naquele momento, o canal CNN mostrava para centenas de países como é inseguro utilizar o transporte considerado o mais seguro do mundo no Brasil. A imagem gloriosa do Pan apagou-se no exato momento em que as explosões e que as chamas tomaram conta da programação do noticiário.

É assim que o Brasil foi visto por milhares de pessoas em todo o mundo. Como um País possuidor de um transporte aéreo ineficaz, unida com a irresponsabilidade de que o comanda. Ainda não há culpados, existem hipóteses, que deverão ser investigadas profundamente.

No entanto, para o desespero de quem utiliza o transporte aéreo brasileiro, o perigo não está limitado apenas às grandes altitudes, ele está presente ao solo, mais especificamente na pista de Congonhas. O que é mais absurdo? Era totalmente previsto e foi absolutamente alertado.

Com cenas de uma tragédia pré-anunciada, podemos concluir que o País não está preparado para crescer. Um pouco que evoluiu nos últimos anos só deixou mais claro que ainda não há, no Brasil, uma infra-estrutura para suportar tal crescimento.

Nenhum comentário: