sexta-feira, julho 13, 2007

Estranho, não!?

Muito antes do Pan começar, muitos profetizaram que os aeroportos de todo o País, principalmente o do Rio de Janeiro, sofreriam um apagão profundo, devido ao movimento maior que estaria relacionado aos jogos do Pan-Americano, que acontece no Rio de Janeiro a partir de hoje, com a cerimônia de abertura marcada para as 17 horas.

Mas todos os atletas que participarão, pelo menos a maioria, já chegaram ao Rio e, mesmo assim, o esperado “apagão aéreo” não aconteceu ou não dá sinais de que ocorrerá. Nesses momentos, é difícil acreditar nas palavras de nossos governantes quando dizem que a causa da crise nos aeroportos brasileiros está ligada ao crescimento da economia do Brasil, consequentemente gerando um número maior de pessoas que circulam nos saguões dos aeroportos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo do Rio, o Pan-Americano deve trazer cerca de US$ 600 milhões para a economia. Portanto, se este pode ser considerado um pico de crescimento econômico momentâneo, então, por que até agora não houveram manifestações de que poderá ocorrer algum apagão nos aeroportos durante o Pan? Pois sabemos que devem circular muitos turistas para assistir aos jogos no Rio, aumentando o movimento nos aeroportos de todo o País.

Assim, fica difícil não pensar que o motivo para o motim pode estar relacionado às exigências dos controladores e não ao crescimento econômico do País. Quando querem, o blecaute está feito: vôos atrasados, pessoas dormindo nos corredores, passageiros furiosos. O que não pode ocorrer de maneira nenhuma é a quebra da hierarquia dentro do serviço militar. Por isso, se o Brasil não for capaz de se estruturar para o Pan, torna-se impensável sediar a Copa de 2014.

Nenhum comentário: