terça-feira, janeiro 08, 2008

Mas onde estavam os responsáveis?


Com apenas 3 anos, uma menina perdeu parte de um dedo da mão esquerda depois de ser mordida por um macaco. O acidente aconteceu no último dia 22, em Mata de São João, no litoral baiano, mas só agora a notícia veio à tona. O animal encontrava-se em uma jaula improvisada e fazia parte de um circo que estava na cidade.

De um lado, o pai da criança defende que não havia segurança no local e que sua filha costumava a freqüentar o circo para brincar com outras crianças. “O macaco estava numa jaula improvisada”, afirmou.

Já o responsável pelo circo disse a uma TV local que no dia do acidente saiu com os outros funcionários para fazer uma caminhada. Quando retornou, ouviu os gritos da menina e logo foi socorrê-la. Ainda de acordo com o proprietário, a menina teria tentado dar caju ao animal.

A polícia agora apura todas as informações para verificar a responsabilidade. Acredito que ambos tenham culpa neste caso. Se o pai sabia que o local não era seguro, por que então deixava a filha freqüentar o circo para brincar? Já que sabia da situação, não deveria ter feito uma denúncia para que fosse apurada pelas autoridades?

Mesmo tendo total segurança ou nenhuma, é preciso verificar se o circo tinha autorização do Ibama para manter o macaco em cativeiro para apresentações circenses. E parece que isso já está sendo verificado. Estando ou não autorizado, certamente o responsável pelo circo deveria manter o recinto isolado de pessoas não-autorizadas.

Na minha infância, meu pai sempre procurou saber com quem brincava e onde brincava. Afinal, precisamos tomar atitudes responsáveis com os nossos filhos. Porque crianças são crianças e pais são pais.

Nenhum comentário: