segunda-feira, janeiro 07, 2008

Disque-denúcias: o chamado que vale a pena!

O chamado que valeu a pena. Assim pelo menos podemos concluir no caso de uma bancária de 23 anos que, na noite de sábado, por volta das 20h30, foi rendida enquanto descarregava compras em frente a sua casa. Utilizando o veículo da jovem, os criminosos a levaram até o cativeiro em Embu, na Grande São Paulo.

No entanto, um telefonema anônimo levou a polícia até o local onde a moça estava. Um suspeito próximo ao cativeiro foi detido e o outro ainda está sendo procurado pela polícia. No total, para sorte dela, felizmente foi um dia de agonia.

Casos como esse, em que anônimos participam alertando às autoridades sobre qualquer suspeita, já é comum em alguns Países da Europa e até nos Estados Unidos. Assim, a polícia local recebe a ajuda da própria população para combater ativamente as atividades criminais.

No Brasil, parece que esse tipo de comportamento ainda assusta a população, que vive desconfiada do próprio processo de violência por qual o País atravessa. Então, o que encontramos é uma crença na impunidade e na falta de segurança.

Porém, programas, como o disque-denúncias, têm dado resultado. Mas ainda o governo necessita tranqüilizar a população de que tais denúncias não trarão problemas futuramente, como uma suposta vingança do criminoso. Portanto, mudar a confiança do brasileiro é um ponto de partida. Mas incentivar o uso desses programas é o instrumento chave para no combate da criminalidade: das mais leves às mais organizadas.

Nenhum comentário: