segunda-feira, agosto 06, 2007

O depserdício da lei

Ontem, o programa “Fantástico”, da TV Globo, exibiu uma matéria muito importante que o governo também deveria se atentar. Segundo a reportagem, muitos restaurantes, inclusive aos dos cantores Chitãozinho e Xororó, são obrigados a jogar quilos e mais quilos de comidas todos os dias.

De acordo com o repórter, a lei brasileira não ajuda os restaurantes que tentam fazer com que a sobra do dia, ou seja, comidas que ainda não saíram da cozinha, cheguem às pessoas necessitadas. Isso porque, caso a pessoa venha não passe bem após a doação, ela terá o direito de processar a alma bondosa, que ainda poderá pegar cinco anos de reclusão.

Essa pena também é válida se a pessoa não conservou o alimento adequadamente. Então, diante dessa situação, os restaurantes são praticamente obrigados a jogar toda a sobra no lixo.

É até vergonhoso aceitar tal posição, já que, no Brasil, há muitas pessoas que incluem em suas orações diárias o pedido de pelo menos um prato de comida três vezes ao dia. Essa é atual realidade do País. De um lado, comidas desperdiçadas em milhares de restaurantes, do outro, milhares de casas que aceitariam essa alimentação.

Aumentar o número de programas semelhante ao que o “Fantástico” destacou é essencial para controlar o desperdício. E, claro, é fundamental estudar e modificar a lei para que possa trazer uma solução ao problema que o País enfrenta em relação ao desperdício de alimentos.

Também, são necessários investimentos para que a vida dessas pessoas possam mudar, para que vivam dignamente, com o mínimo de dependências possíveis.

Nenhum comentário: