quarta-feira, dezembro 26, 2007

Morte nas estradas brasileiras

De acordo com os dados parciais da Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre a 0h de sexta-feira e as 6h de terça, houve um aumento de 77,8% de acidentes nas estradas federais em relação ao Natal do ano passado. O número parece até piada.

Para o chefe da comunicação da PRF, Alexandre Castilho, o aumento está ligado ao crescimento econômico do País e à crise área. Então, mais uma vez observamos que o Brasil não está preparado para esse “crescimento” econômico. Diante disso, gostaria que alguém explicasse como iremos suportar uma Copa do Mundo dessa maneira?

Tudo bem que não devemos nos esquecer que subiu em 30% o número de veículos circulando pelas estradas de todo o País. No entanto, o número deve servir para alertar os governos (estadual e federal) de que é necessário um investimento grande em rodovias, aeroportos e ferrovias brasileiras. Portanto, a infra-estrutura deve prosperar junto com o crescimento econômico.

Mas, de acordo com Castilho, a maioria dos acidentes é causada por imprudência dos motoristas. Por que será? Ao renovar ou tirar a habilitação de motorista, todos não devem passar por um curso ou uma prova escrita? Então, teoricamente esse número deveria diminuir e não aumentar.

Acredito que o problema ocorre também por falta de investimento nos últimos anos em campanhas direcionadas à segurança no trânsito. Certamente esse investimento beneficiaria a Saúde e a Segurança. Enquanto isso, infelizmente durante is feriados prolongados, as estradas brasileiras acabam recheadas de acidentes fatais.

Ilustração: Detran (CE)

Nenhum comentário: